Quem Somos

O Instituto GOIA é uma associação de fins não econômicos e possui como principal objetivo a preservação e proteção do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, especialmente por meio de cursos de qualificação e atualização profissional, obras de conservação e restauro de patrimônio cultural, além da promoção e organização de estudos, pesquisas, eventos, oficinas e demais atividades culturais voltadas ao desenvolvimento de projetos de cunho educativo e social. Possui o título de Utilidade Pública Municipal e possui representante nos Conselhos Municipais de Cultura de Vitória e Vila Velha.

A missão do Instituto Goia é Contribuir para a preservação do patrimônio cultural e ambiental, por meio da formação de mão-de-obra qualificada, ações de educação patrimonial, projetos e obras de conservação e restauro, buscando sustentabilidade com compromisso social, valorizando a comunidade em sua diversidade e despertando para a cidadania. Fundado oficialmente no dia 29 de julho de 2003, sua estrutura administrativa é formada por Diretor Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Conselho Fiscal e sócios.

MISSÃO

“Contribuir para a preservação do patrimônio cultural e ambiental, por meio da formação de mão-de-obra qualificada, ações de educação patrimonial, projetos e obras de conservação e restauro, buscando sustentabilidade com compromisso social, valorizando a comunidade em sua diversidade e despertando para a cidadania”.

VISÃO

“Ser instituição de referência, reconhecida em âmbito estadual, na formação de mão-de-obra e na execução de projetos e obras que visem à valorização, preservação e restauro do patrimônio cultural capixaba”.

VALORES

“Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; Envolvimento afetivo e efetivo; Parcerias longevas; Ética; Responsabilidade; Integridade; Qualidade; Paixão; Diversidade e Justiça social”.

Possui atuação destacada na área de valorização e preservação do patrimônio cultural do estado do Espírito Santo, tendo recebido várias menções honrosas e votos de louvor pelo trabalho desenvolvido. O projeto EMPAO foi classificado em nível regional para receber o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e foi contemplado no edital da Petrobras Desenvolvimento e Cidadania com o projeto da Escola Multidisciplinar Profissionalizante de Artes e Ofícios – EMPAO Petrobras, que foi renovado e muito bem avaliado, representando os projetos de impacto social de destaque em nível nacional, quando da campanha dos 60 anos da Petrobras.

Durante mais de vinte anos de atuação da instituição, várias foram as parcerias estabelecidas, tanto com empresas privadas quanto com o poder público e a sociedade civil de um modo geral. Desse modo, o Instituto já restaurou cerca de 40 edificações de interesse histórico em Vitória e municípios do interior do ES. Dentre as obras de restauração executadas, incluem-se monumentos tombados em nível federal (Capela Santa Luzia, Museu Solar Monjardim, Igreja São Gonçalo Garcia e Igreja do Rosário de Vitória); estadual (Palácio Anchieta, Teatro Carlos Gomes, Museu de Artes do Espírito Santo, Escola de Teatro e Dança FAFI, Estação Ferroviária de Marechal Floriano, FAFABES) e municipal (Mercado São Sebastião, Centro Cultural Glória-SESC, Palacete Bighi de Muqui), além de diversas edificações identificadas pelas municipalidades como de interesse de preservação.

No campo da educação patrimonial, o Instituto atuou diretamente na monitoria de monumentos históricos do Centro de Vitória – Projeto Visitar. O objetivo do Visitar é envolver a comunidade com os patrimônios do Centro Histórico de Vitória, sensibilizando o capixaba da importância de valorizar e preservar sua memória. O Instituto restaurou 19 monumentos urbanos de Vitória e publicou o livro “60 Monumentos Urbanos de Vitória para Interpretar”, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

Todas as ações do Instituto objetivam a preservação pelo envolvimento efetivo, a parceria para a consecução dos objetivos propostos e a educação para a vida – visando a transformação da sociedade através da oportunização de alternativas de crescimento pessoal e profissional e da justiça social.

  • Diretor Presidente: Pedro Canal Filho
  • Diretor Administrativo: Luciano Andrade
  • Diretora Financeira: Jaceline Rocha

 

Responsável Técnico pelos Projetos:

Pedro Canal Filho – Arquiteto CAU A 19100-0

Contato:
(27) 99617-6657
Rua Pedro Palácios, nº 60, sala 606, Centro, Vitória – ES
CEP: 29015-160

E-mail: [email protected]

Pular para o conteúdo